O programa de conexão com startups da Belgo Arames.

Confira os desafios que estão abertos!

O programa de conexão com startups da Belgo Arames.

Desafio encerrado

Como podemos melhorar OEE nas nossas máquinas (manutenção e operação e uso de dados para melhor tomada de decisão, controle de produção)?​

O OEE (Overall Equipment Effectiveness) é o principal indicador de efetividade global de equipamentos e linhas de produção. Na Belgo Arames, temos o desafio de melhorar este indicador. O indicador apresenta quão efetivamente um equipamento foi utilizado, ou seja, quantos itens bons ele produziu, comparado com a quantidade de itens bons que o equipamento tem capacidade de produzir.  A Belgo já conta com 2 sistemas em implantação (MES e Operador Digital) que fornecerem informações importantes e relevantes a respeito das máquinas possibilitam o cálculo de OEE através dos dados gerados.

O objetivo é aumentar a produção e reduzir o tempo de inatividade, aumentando a eficiência geral dos equipamentos. Gostaríamos de ouvi-lo, se você tem uma solução inovadora que possa ser implantada rapidamente ou mesmo possa contribuir para esse desafio. 

Relevância para a empresa

Por isso, estamos lançando o desafio de como podemos melhores OEE nas nossas máquinas (manutenção e operação e uso de dados para melhor tomada de decisão e controle de produção). Temos a necessidade de conseguir um maior grau de informações a respeito das máquinas, consolidando e analisando os dados fornecidos através do MES e Operador Digital com o objetivo de melhorar os OEE, especificando quanto houve de perda no processo e onde estão as perdas, facilitando a tomada de decisão para atingir as metas de produção. 

Resultado Esperado

Conseguir uma maior visibilidade das eficiências individuais de cada máquina com a análise dos dados advindos dos sistemas MES e Operador Digital, qualificando esses dados para que gerem inteligência e habilitem a tomada de decisões por parte dos operadores, resultando em uma melhoria no OEE. 

Etapas

  • Inscrições: abertas para startups de todo o Brasil entre os dias 10/02 e 10/03
  • Pitch Day: a divulgação das participantes é feita no dia 24/03 com apresentação das startups nos dias 04 e 05/04
  • Imersão: as selecionadas desenham o piloto junto ao time da Belgo Arames nos dias 25 e 26/04
  • Piloto: a solução é testada pela startup junto ao time da Belgo Arames entre os dias 15/05 e 18/08
  • Demoday: os resultados dos pilotos são apresentados no dia 31/08

F.A.Q.

Não. O programa objetiva a conexão com startups e pode gerar contratos de fornecimento ou modelos de parceria. Nos casos de fornecimento de produto pronto, a propriedade intelectual da solução apresentada continua sendo da startup. Nos eventuais casos de codesenvolvimento, a propriedade intelectual será discutida entre as partes. 

Não, o programa é destinado a startups que já tenham um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala, aquelas que já tenham receita e estejam no mercado ou que tenham uma solução em andamento para co-desenvolver junto à Belgo Arames. 

Sim, se a sua solução é aderente para mais de um dos desafios abertos no programa, você pode fazer a inscrição de sua Startup em mais um deles. Porém, na fase de filtro, será verificado em qual dos desafios a solução da startup possui maior aderência, e ela poderá ser selecionada para apenas um dos desafios que realizou sua inscrição. 

Não, a empresa poderá contratar a startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial. 

Não, apenas as selecionadas na fase de Filtro. 

Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida. 

Um desafio em parceria: