O programa de conexão com startups da Belgo Arames.
Confira os desafios que estão abertos!
O programa de conexão com startups da Belgo Arames.
Desafio encerrado
Como podemos reduzir da emissão de CO2 com o aumento da eficiência energética?
A Belgo está comprometida em reduzir sua pegada de carbono e contribuir para impactos positivos junto a sociedade e o meio ambiente. Para alcançar este objetivo, estamos lançando um desafio de inovação aberta que visa encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para a produção de arames. Buscamos por soluções e tecnologias para a produção de arames de forma a reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO2). As soluções serão avaliadas com base em sua eficácia na redução de emissões de CO2, viabilidade técnica e financeira, escalabilidade e impacto positivo na sociedade. Apenas como exemplo de um dos processos, temos fornos de aquecimento que utilizam gás natural/ GLP. Durante os processos produtivos de arames, na fase de combustão, são emitidos gases aquecidos pelas chaminés que representam desperdício de energia e provocam uma geração de CO2 excessiva. Buscamos soluções de reaproveitamento deste calor desperdiçado para aumentar a eficiência energética dos processos, reduzindo assim a emissão de CO2. É essencial que a solução proposta não cause impacto na segurança dos operadores(as) de máquinas, não influencie no padrão de qualidade dos materiais produzidos e respeite as legislações aplicáveis.
Relevância para a empresa
A redução da emissão de CO2 e de desperdícios energéticos estão alinhados a Sustentabilidade, um pilar estratégico da Belgo Arames. Por isso estas são temáticas de grande relevância na sustentabilidade ambiental e do negócio.
Resultado Esperado
É esperado que as soluções busquem reduzir o volume de CO2 emitido nos processos de combustão, por meio do aumento de eficiência calorífica e reaproveitamento de energia nos equipamentos envolvidos no processo produtivo da Belgo Arames (ex.: fornos de passagem, fornos para tratamento térmicos, fornos para aquecimento de metais líquidos, geradores de vapor, dentre outros).
Etapas
- Inscrições: abertas para startups de todo o Brasil entre os dias 10/02 e 10/03
- Pitch Day: a divulgação das participantes é feita no dia 24/03 com apresentação das startups nos dias 04 e 05/04
- Imersão: as selecionadas desenham o piloto junto ao time da Belgo Arames nos dias 25 e 26/04
- Piloto: a solução é testada pela startup junto ao time da Belgo Arames entre os dias 15/05 e 18/08
- Demoday: os resultados dos pilotos são apresentados no dia 31/08
F.A.Q.
Não. O programa objetiva a conexão com startups e pode gerar contratos de fornecimento ou modelos de parceria. Nos casos de fornecimento de produto pronto, a propriedade intelectual da solução apresentada continua sendo da startup. Nos eventuais casos de codesenvolvimento, a propriedade intelectual será discutida entre as partes.
Não, o programa é destinado a startups que já tenham um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala, aquelas que já tenham receita e estejam no mercado ou que tenham uma solução em andamento para co-desenvolver junto à Belgo Arames.
Sim, se a sua solução é aderente para mais de um dos desafios abertos no programa, você pode fazer a inscrição de sua Startup em mais um deles. Porém, na fase de filtro, será verificado em qual dos desafios a solução da startup possui maior aderência, e ela poderá ser selecionada para apenas um dos desafios que realizou sua inscrição.
Não, a empresa poderá contratar a startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial.
Não, apenas as selecionadas na fase de Filtro.
Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida.