O programa de conexão com startups da Belgo Arames.
Confira os desafios que estão abertos!
O programa de conexão com startups da Belgo Arames.
Desafio encerrado
Como reduzir o tombamento de cordoalhas durante seu transporte?
As cordoalhas são cordões de aço formados por um conjunto de arames entrelaçados, que são bobinados em camadas formando uma bobina. Uma cordoalha possui entre 3 e 4,5 toneladas. A principal aplicação ocorre no concreto protendido e esses materiais são fabricados e distribuídos pela Belgo Arames em todo território nacional.
As cordoalhas são embaladas com cintas metálicas que objetivam mantê-la no formato de bobina até seu uso. Durante a fase de transporte, as bobinas são cintadas no caminhão, sem empilhamento, para evitar movimentações e danificações da carga.
Durante a fase de transporte para outras unidades da Belgo centros de distribuições ou para clientes finais, pode ocorrer da bobina ter o seu núcleo desorganizado por excesso de vibração durante a movimentação, inviabilizando o uso devido a impossibilidade de desbobinar. Tecnicamente esse problema é denominado adernamento, que pode gerar não-conforme e consequentemente, sucata.
O afrouxamento da cinta metálica que usamos hoje pode ser causado pela tensão de cintamento da embalagem baixa, a madeira do pallet estar úmida durante a embalagem do material, a tensão incorreta de bobinamento, cintamento incorreto do material no caminhão, dentre outros. É relevante que a solução busque evitar essas causas.
Resultado Esperado
São esperadas soluções alternativas que busquem proteger a carga durante o transporte, evitando a perda das cordoalhas e dos materiais utilizados para o acondicionamento da carga. Queremos garantir a entrega do material aos clientes internos e finais da Belgo Arames com qualidade. Estamos abertos para outras formas de acondicionamento.
Requisitos Mínimos
- Solução não deve impactar a produtividade na etapa de embalagem e carregamento
- A solução não deve ultrapassar o custo da embalagem atual
- Devem ser observadas soluções sustentáveis de modo que o foco seja de eliminar o problema de tombamento de cordoalha
- Garantir um transporte seguro do produto aos clientes internos e externos
- É importante que a solução idealmente não dependa de logística reversa.
Etapas
- Inscrições: abertas para startups de todo o Brasil entre os dias 16/03 e 19/04
- Pitch Day: a divulgação das participantes é feita no dia 28/04 e a apresentação das startups no dia 10/05
- Imersão: as selecionadas desenham o piloto junto ao time da Belgo Arames nos dias 23 e 24/05
- Piloto: a solução é testada pela startup junto ao time da Belgo Arames entre os dias 25/06 e 25/09
- Demoday: os resultados dos pilotos são apresentados no dia 04/10/2023
F.A.Q.
Não. O programa objetiva a conexão com startups e pode gerar contratos de fornecimento ou modelos de parceria. Nos casos de fornecimento de produto pronto, a propriedade intelectual da solução apresentada continua sendo da startup. Nos eventuais casos de codesenvolvimento, a propriedade intelectual será discutida entre as partes.
Não, o programa é destinado a startups que já tenham um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala, aquelas que já tenham receita e estejam no mercado ou que tenham uma solução em andamento para co-desenvolver junto à Belgo Arames.
Sim, se a sua solução é aderente para mais de um dos desafios abertos no programa, você pode fazer a inscrição de sua Startup em mais um deles. Porém, na fase de filtro, será verificado em qual dos desafios a solução da startup possui maior aderência, e ela poderá ser selecionada para apenas um dos desafios que realizou sua inscrição.
Não, a empresa poderá contratar a startup como fornecedora ou fazer uma parceria comercial.
Não, apenas as selecionadas na fase de Filtro.
Não. Esse é um programa focado, de conexão rápida.